quarta-feira, 24 de abril de 2013

bençolão
nome belçola

A utilidade das imagens de um satélite para a previsão dos
 fenômenos climáticos é muito importante para todos ,principalmente
para os agricultores  porque se eles não saber qual vai ser a
previsão eles podem perder toda a colheita.
Tem dois tipos de satélites mais eles tem muita importância porque
eles podem captar imagens da terra, não só isso mas sim da superfície
terrestre um dos satélites é o satélite geoestacionário que em um curto
intervalo de tempo capta imagem da superfície terrestre e o outro se
chama satélite orbital.
A maior importância das imagens  no  satélite é que o sensor capta
toda a interação dos objetos com sua radiação , e o sensoriamento
remoto é aquele que permite obter informações  sobre as áreas minerais,
o sensor remoto orbital fica em vários lugares para captar qualquer tipo
de imagens detalhadas e informações.
  NOMES: Ivan Nº13 ,Zenaide Nº30, Jessica Nº16 1a
24/04/13
nós aprendemos na aula de hoje o satélite  geostacionário, a função de uma orbita equatorial se movimenta com a velocidade coincidente com a de rotação da terra pode captar muitas imagens de uma mesma porção da superfície terrestre em um curto intervalo de tempo.
 e também aprendemos  sobre o satélite orbital percorre a orbita em torno da terra circulando a varias vezes pode captar imagens de diversas porções da superfície terrestre, registrando-as com detalhes


nome: jonathan, guilherme, jeferson gabriel                   

Apostila pg.29 Texto


MAPA POLITICO DO BRASIL

O SENSORIAMENTO REMOTO ORBITAL .

Hoje em dia necessitamos apenas de informações, pois o mundo gira em torno do conhecimento. E com isso os satélites Orbitais e Geoestacionarios são fundamentais, para a utilização de: Celulares, Computadores, Televisões, Rádio e etc...
Satélite Orbital e fundamental para que esta tecnologia funcione, por que ele e apropiado para produzir informações mais detalhadas e precisa, algumas das quais não seriam possíveis de ser obtidas de outra forma.

 Para a tecnologia de previsões climaticas satélite Geoestacionario são necessários: podem captar muitas imagens de uma mesma porção da superficie terrestre e formnecem dados continuos. Agricultores utilizam essas previsões para fazer um caléndario que mostra a melhor época para semear.

Curiosidades:

O Satélite Orbital, percorre a orbita terrestre varias vezes por dia, em quanto o Satélite Geoestacionário tem uma orbita equatorial que se movimenta com uma  velocidade igual com a rotação da Terra .

Nome: Thiago Ramos nº33
Nome: Alex Lopes, nº34
1º Ano A
entao hoje a aula foi muito boa agente aprendeu  muitas coisas legais tipo sobre satelites  que são chamados de geoestacionario e orbital os satelite são como sensores remotos dos dois satelite o melhor é o orbtal que tem mais distancia  da terra  por isso focalica melhor  as coisas     NOME ;rodrigo n28    NOME anderson n04                                      
 A importancia dos Satélites

     Os Satélites  são poderosas fontes de imagens , por conter um sensoriamento remoto , ou seja , é capais de captar informações a distância.
     Os satélites são importantes para sabermos sobre o clima , desmatamentos etc, ele capta imagens e manda , e transmite informação da órbita terrestre.
     É  importante na parte climática pois podemos nos previnir antes que aconteça uma enchente , um deslisamento de terras , e sairmos das áreas de risco .
    O  satélite ideal para o monitoramento climático é o orbital , pois ele percorre uma órbita em torno da terra , ciruculando-a  varias vezes por dia para poder captar imagens de diversas porções da superfície terrestre , registrando-as com detalhes . É retratado regularmente pois assim torna-se possível obter previsões do tempo .
             Larissa Stefani & Jefferson Leonardo
  

terça-feira, 23 de abril de 2013


mapas

Os mapas são representações gráficas do que existe, esboçadas em linhas imaginárias, geralmente produzidos em papel, com isso os mapas são classificados em mapas físicos, econômicos e históricos.     nome:rodrigo   nogueira     1-a       n-28
                                                                                           

sábado, 20 de abril de 2013

Olá pessoal!!!!!!
Parabéns a todos que se envolveram no projeto do blog, e conseguiram participar. Estou dando por encerradas as postagens do primeiro bimestre, a partir da semana que vem, contarei para o segundo bimestre.
Novamente..... PARABÉNS a todos que participaram
Professora Jucimar, 20/04/2013

quarta-feira, 17 de abril de 2013

A algumas aulas atrás haviamos estudado mapas sobre anamorfose ,encontrei um mapa que achei muito interressante,no qual ele mostra as maiores economias mundiais.E além de um mapa anamorfótico ele usa como base formas geometricas.


Ketelym Queiroz  n° 20
Na aula de hoje fizemos analise de textos, tivemos que sublinhar as palavras do texto que agente não conhecia e procura no dicionario, algumas dessas palavras foi : Drenagem  quer dizer Escoar, Fibra Ótica quer dizer Capaz de conduzir luz em longa distancia.


Na aula anterior agente fez um trabalho em sala de aula, de analise de mapas vimos os mapas se eles eram, Mapas quantitativo, Mapa ordenado, Mapa qualitativo e Anamorfose.
Olhamos se tinha algum erro cartográfico, fizemos algumas analise pra vê se algum mapa podia te duas variáveis visuais.

Viviane pereira  

Mapas Mercator

Projeção Mercator:


    A deformação de tamanho nas superfícies torna-se máxima próxima aos polos. Essa projeção distorce suas formas para engrandecer os países, e continentes do hemisfério norte.    E desvaloriza as terras do hemisfério Sul, procurando engradecer só as terras do hemisfério Norte. Enquanto as do sul, eles a diminuem suas dimensões.








Thiago Ramos, Nª 033.

Luiz Paulo, Nª 022.

Alex Lopes, Nª 034.

 obama Vinicius, Nª 07.
Rodrigo Nogueira, Nª 028.

As imagens de satélite são retiras de uma forma chamada de "sensoriamento remoto" ou seja um sensor capta a interação dos objetos com a radiação eletromagnética e essa interação é transformada em informações. essa imagens podem nos beneficiar em muitos aspectos como desenvolver mapas, obter informações sobre áreas minerais, bacias de drenagem, agricultura, florestas , fazer previsões com relação ao planejamento urbano e regional, monitorar desastres ambientais, realizar estudos para a construção de rodovias, etc. 

O mundo à noite : imagem de satélite.



Curiosidades: para esta imagem ser reproduzida foi necessário mais de uma fotografia, por que quando o lado ocidental do Mundo esta a noite o outro lado esta de dia assim era necessário retirar duas o mais fotos dos dois lados para que após isso junta-se elas.





Nomes: Alex lopes Nª 034, Luis Paulo Nª 022,  Thiago Ramos Nª 033, Rodrigo Nogueira Nª 028, Obama Vinicius Nª 07

terça-feira, 16 de abril de 2013

    Projeção de Mercator
Como toda projeção cartográfica, a de Mercator possui uma distorção, só que nos polos. Devido à forma como são representados, os continentes afastados da linha do Equador (Europa, Canadá, Groenlândia, etc.) ficam maiores do que são na realidade. Um exemplo comum utilizado, é a Groenlândia que, na Projeção de Mercator aparece maior que a América do Sul, quando, na verdade, a América do Sul é bem maior.
Essa distorção cartográfica faz com que a precisão na medição das distâncias seja tanto prejudicada quanto maior for a latitude da rota medida. O que, porém não prejudicou o trabalho de Mercator que passou a ser considerado o pai da cartografia.
A partir da projeção de Mercator foram feitas outras formas de projeção: a “Mercator Transversa”, projeção cilíndrica com o plano tangente ao Equador e usada em mapeamentos topográficos e base para projeção UTM; a “Oblíqua de Mercator”, com o plano tangente a um círculo máximo qualquer que não é o Equador nem o meridiano de Greenwich e é usado para projetar imagens de satélite no sistema Landsat, serviu de base para a projeção SOM (Space Oblique Mercator) e para mapear regiões como o Alaska, que se estendem em direção oblíqua; e, a “Projeção Equivalente de Lambert”, que é parecida com a de Mercator só que com o plano tangente ao Equador, de forma que a escala na linha do Equador é a real e conforme vai se aproximando dos polos vai diminuindo. Causando uma distorção aparente, inversamente proporcional a da projeção de Mercator.
    Larissa Stefani
Sensoriamento Remoto - A Democratização da Informação
Sensoriamento remoto ou detecção remota ou ainda teledetecção é o conjunto de técnicas que possibilita a obtenção de informações sobre alvos na superfície terrestre (objetos, áreas, fenômenos), através do registro da interação da radiação eletromagnética com a superfície, realizado por sensores distantes, ou remotos. Geralmente estes sensores estão presentes em plataformas orbitais ou satélites, aviões e a nível de campo. A NASA é uma das maiores captadoras de imagens recebidas por seus satélites. No Brasil, o principal órgão que atua nesta área é o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE.
A Democratização do Conhecimento é uma questão que discute a ampliação do acesso tanto à recepção quanto à emissão de conhecimento, a sua democratização e do conhecimento. A formação de leitores e a inserção cultural das populações nos mais diversos assuntos, pretendem assim disponibilizar as novas tecnologias de informação e comunicação às comunidades e promover o processo de inclusão digital das populações, visando o alcance de seus objetivos.


A imagem acima mostra todos os continentes, toda a superfície da Terra que é como uma esfera a noite. Você acha que isto é possível sem criar uma montagem fotográfica, sem usar uma escala de redução?É possível que uma única imagem de satélite represente toda a Terra à noite?

 Larissa Stefani
Na situação de aprendizagem 2 : Vimos a imagem de satélite, como ela é, e como é representada.
A imagem de satélite representada de forma plana a superfície da terra, que é curva.Vimos a diferença entra o mapa feito pelo homem, e a imagem de satélite.
 Nessa imagem tem algumas áreas que são mais iluminadas do que as outras, as partes mais iluminada são, Leste da America do Norte, Europa, Japão, Rio nilo e Sudeste Brasil. Já o mapa das grandes aglomerações: Mostra onde tem mais aglomeração no mundo de 1975 até 2003.
Os países que tem mais aglomerações é Nova Délhi, Daca. E o que tem menos é Tóquio.  

Viviane Pereira

terça-feira, 2 de abril de 2013

As Variàveis visuais ''Formas''

Aqui esta um Mapa diferente, mostrando as Formas utilizadas para indentificar o que se è tratado.



Emily Feliciano Anastàcio
Ola amigos aqui e a jessica;na materia de geografia aprendemos sobre o fluxos populacionais no mundo globalizado;observamos mapas e respondemos quetoes.
ola amigos aqui e a jessica;e na materia de geografia aprendi sobre os fluxos populacionais no mundo globalizado.Observamos mapas;resolvemos questoes sobre o mapa.                   

                                                                                                               jessica maciel.